Business models no setor aéreo: como os modelos de negócio de empresas se adaptam em face da concorrência e de fusão de empresas
Ao focar na relação intrínseca entre modelos de negócios e configurações de rede no setor aéreo, este artigo desenvolve uma metodologia de duas etapas para estimar os direcionadores estratégicos do projeto de rede das principais companhias aéreas no Brasil. A abordagem empírica decompõe seus fundamentos de construção de rede doméstica naqueles adotados por operadoras arquetípicas virtuais. Consideramos os arquétipos de operadoras regionais, de baixo custo e serviço completo previamente concebidos. Nossa principal contribuição é o desenvolvimento de um modelo que permita que as redes das companhias aéreas sejam estrategicamente projetadas em um padrão de evolução no tempo, refletindo uma combinação dinamicamente escolhida desses arquétipos. Além disso, também consideramos os efeitos que as fusões e aquisições podem ter na indução de mudanças nesses blends. Nossos resultados sugerem que todas as companhias aéreas analisadas se reposicionaram ao longo de suas trajetórias para adotar uma configuração híbrida, visando a interseção de pelo menos duas lógicas arquetípicas de projeto de rede. Além disso, os efeitos das consolidações apontam para certos desvios da lógica de construção da rede doméstica das companhias aéreas adquirentes para as das companhias adquiridas, fornecendo evidências de que as consolidações podem ter servido como trampolins para movimentos de reposicionamento de mercado.
Descritivo
Artigo inglês com o título "A Network-Design Analysis of Airline Business Model Adaptation in the Face of Competition and Consolidation".
Na internet
Artigo publicado: http://dx.doi.org/10.1287/trsc.2020.1025
Researchgate: link
Google Acadêmico: link
Documento de trabalho disponível para download: link
Vídeo relacionado: -
Referência ABNT
DE OLIVEIRA, Renan P.; OLIVEIRA, Alessandro VM; LOHMANN, Gui. A Network-Design Analysis of Airline Business Model Adaptation in the Face of Competition and Consolidation. Transportation Science, v. 55, n. 2, p. 532-548, 2021.
Referência APA
de Oliveira, R. P., Oliveira, A. V., & Lohmann, G. (2021). A Network-Design Analysis of Airline Business Model Adaptation in the Face of Competition and Consolidation. Transportation Science, 55(2), 532-548.
Pesquisa
Núcleo de Economia do Transporte Aéreo - NECTAR-ITA: link
Palavras-chave da pesquisa
probit, malha aérea, configuração de malha, desenho de malha aérea, planejamento de malha aérea, estratégia competitiva, modelo de negócios, aviação comercial, rede de companhias aéreas, transporte aéreo, infraestrutura de transportes, aviação comercial, aeroportos, terminais aeroportuários, entrada de novas operadoras, concorrência no setor aéreo, LATAM Airlines Brasil, Azul Linhas Aéreas, Gol Linhas Aéreas, ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, economia, econometria, América Latina, estatísticas, dados econômicos, aeroportos hub, concentração de mercado, HHI, low cost carrier, empresa aérea de baixo custo, preço das passagens aéreas.
Está desenvolvendo pesquisa relacionada? Dúvidas ou dificuldade de acesso?
Fale com o Prof. Alessandro: avmoliveira.blogspot.com (alessandro at ita.br)
Comentários
Postar um comentário