Há efeito inflacionário da privatização de aeroportos nas passagens aéreas no Brasil?


  Resumo

Este artigo desenvolve modelos empíricos para testar o impacto da privatização de aeroportos nas tarifas aéreas. Empregamos uma abordagem de diferença em diferença combinada com um modelo de regressão de comutação endógena para contabilizar a seleção de aeroportos a serem privatizados. Os resultados sugerem que os preços das passagens em rotas com pelo menos um aeroporto privatizado em um terminal são cerca de 3 a 3,5% mais altos do que em rotas entre dois aeroportos gerenciados publicamente. Ao testar os efeitos moderadores, encontramos evidências de que o domínio do mercado reforça o impacto da privatização nas passagens aéreas. As principais conclusões são consistentes usando várias classificações de grupos de controle.


Descritivo

Artigo inglês com o título "An econometric study of the effects of airport privatization on airfares in Brazil". Trabalho pioneiro da relação entre preços de passagens aéreas e privatizações de aeroportos, feito em parceria pelo Prof. Alessandro V. M. Oliveira (ITA) com o Professor Martin Dresner (Universidade de Maryland, EUA), no desenvolvimento da pesquisa do aluno Igor Brito (ITA). Pergunta de pesquisa: se privatizar é a política aeroportuária adotada no Brasil nas últimas décadas, gostaríamos de saber se existem consequências não intencionadas dessa política. Uma das consequências possíveis seria o efeito inflacionário sobre as passagens aéreas, o que foi investigado pelos pesquisadores.


Na internet

Artigo publicado: https://doi.org/10.1016/j.jairtraman.2022.102248

Researchgate: link

Google Acadêmico: link

Documento de trabalho disponível para download: link

Vídeo relacionado: link




Referência ABNT

BRITO, Igor RS; OLIVEIRA, Alessandro VM; DRESNER, Martin E. An econometric study of the effects of airport privatization on airfares in Brazil. Transport Policy, v. 114, p. 338-349, 2021.


Referência APA

Brito, I. R., Oliveira, A. V., & Dresner, M. E. (2021). An econometric study of the effects of airport privatization on airfares in Brazil. Transport Policy114, 338-349.


Pesquisa

Núcleo de Economia do Transporte Aéreo - NECTAR-ITA: link


Palavras-chave da pesquisa

aviação comercial, rede de companhias aéreas, transporte aéreo, infraestrutura de transportes, aviação comercial, aeroportos, terminais aeroportuários, privatizações de aeroportos, entrada de novas operadoras, concorrência no setor aéreo, LATAM Airlines Brasil, Azul Linhas Aéreas, Gol Linhas Aéreas, ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, economia, econometria, machine learning, regressão LASSO, América Latina, estatísticas, dados econômicos, aeroportos hub, concentração de mercado, HHI, low cost carrier, empresa aérea de baixo custo, preço das passagens aéreas.


Está desenvolvendo pesquisa relacionada? Dúvidas ou dificuldade de acesso?

Fale com o Prof. Alessandro: avmoliveira.blogspot.com (alessandro at ita.br)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como se processa a modernização da frota das companhias aéreas: o papel do planejamento estratégico e da concentração de mercado

Como se formou a malha aérea da empresa com maior cobertura no território nacional? Qual o impacto disso na aviação regional? O caso da Azul

Frota padronizada, custos controlados? O planejamento estratégico da frota aérea no Brasil