Economia espacialmente concentrada, transporte aéreo concentrado? Estudo das associações e dissociações entre desenvolvimento econômico e aviação
Resumo
Este artigo examina a evolução da concentração geográfica da rede de transporte aéreo brasileira com foco em seus determinantes e possíveis descolamentos dos padrões espaciais de atividade socioeconômica. Desenvolvemos um quadro econométrico empregando e contrastando os resultados dos índices de Gini, Herfindahl-Hirschman e Theil, com e sem normalização para dar conta da dinâmica espacial econômica e demográfica. Nossos resultados sugerem que a dinâmica espacial da malha aérea e da economia e população do país estão fortemente atreladas para a maioria dos determinantes considerados. No entanto, encontramos evidências sugestivas de que a tendência temporal após a desregulamentação produziu algumas assimetrias na evolução dessas dimensões. Assim, nossa análise apresenta algumas implicações para o planejamento da malha aérea e reguladores, pois oferece informações adicionais a serem consideradas para o entendimento dos impactos extraeconômicos e extrademográficos que podem ser indutores de mudanças significativas nos mercados de transporte aéreo.
Descritivo
Artigo inglês com o título "The geographic concentrations of air traffic and economic development: A spatiotemporal analysis of their association and decoupling in Brazil".
Na internet
Artigo publicado: https://doi.org/10.1016/j.jtrangeo.2020.102792
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Referência ABNT
OLIVEIRA, Renan P. et al. The geographic concentrations of air traffic and economic development: A spatiotemporal analysis of their association and decoupling in Brazil. Journal of Transport Geography, v. 87, p. 102792, 2020.
Referência APA
Oliveira, R. P., Oliveira, A. V. M., Lohmann, G., & Bettini, H. F. (2020). The geographic concentrations of air traffic and economic development: A spatiotemporal analysis of their association and decoupling in Brazil. Journal of Transport Geography, 87, 102792.
Pesquisa
Núcleo de Economia do Transporte Aéreo - NECTAR-ITA: link
Palavras-chave da pesquisa
geografia econômica, concentração econômica, dispersão geográfica, aviação comercial, rede de companhias aéreas, transporte aéreo, infraestrutura de transportes, aviação comercial, aeroportos, terminais aeroportuários, entrada de novas operadoras, concorrência no setor aéreo, LATAM Airlines Brasil, Azul Linhas Aéreas, Gol Linhas Aéreas, ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, economia, econometria, América Latina, estatísticas, dados econômicos, aeroportos hub, concentração de mercado, HHI, low cost carrier, empresa aérea de baixo custo, preço das passagens aéreas.
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