As estatísticas de pontualidade servem para alguma coisa? Como o desempenho de companhias aéreas pode ser alterado com estratégias que fogem ao alcance do regulador
Resumo
As companhias aéreas podem gerenciar seu desempenho em indicadores de pontualidade alongando artificialmente os cronogramas com aumentos nos tempos de voo planejados. Desenvolvemos um modelo econométrico de regressão esparso de alta dimensão (high dimensional sparse, HDS) para decompor os tempos extras de voos em fatores operacionais e estratégicos. Estimamos o impacto dos tempos extras nos atrasos dos voos, permitindo acomodar possíveis efeitos de variáveis moderadoras de congestionamento da pista, slots e atraso propagado. Testamos a hipótese da existência e eficácia dessas práticas de "preenchimento" de cronograma (schedule padding, ou buffer time). Descobrimos que uma regra de divulgação de pontualidade de voo de 2012 pode ter induzido a maior frequência do comportamento de preenchimento das operadoras. Em contraste, a regulação do slot pode impedir a formação desses tempos extras.
Descritivo
Artigo inglês com o título "Are on-time performance statistics worthless? An empirical study of the flight scheduling strategies of Brazilian airlines".
Na internet
Artigo publicado: http://dx.doi.org/10.1016/j.tre.2020.102186
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Referência ABNT
EUFRÁSIO, Ana Beatriz R.; ELLER, Rogéria AG; OLIVEIRA, Alessandro VM. Are on-time performance statistics worthless? An empirical study of the flight scheduling strategies of Brazilian airlines. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, v. 145, p. 102186, 2021.
Referência APA
Eufrásio, A. B. R., Eller, R. A., & Oliveira, A. V. (2021). Are on-time performance statistics worthless? An empirical study of the flight scheduling strategies of Brazilian airlines. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, 145, 102186.
Pesquisa
Núcleo de Economia do Transporte Aéreo - NECTAR-ITA: link
Palavras-chave da pesquisa
atrasos de voos, programação horária de voo, schedule, cancelamentos de voo, congestionamentos, gargalos aeroportuários, operações de voo, flight operations, aviação comercial, rede de companhias aéreas, transporte aéreo, infraestrutura de transportes, aviação comercial, aeroportos, terminais aeroportuários, privatizações de aeroportos, entrada de novas operadoras, concorrência no setor aéreo, LATAM Airlines Brasil, Azul Linhas Aéreas, Gol Linhas Aéreas, ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, economia, econometria, machine learning, regressão LASSO, América Latina, estatísticas, dados econômicos, aeroportos hub, concentração de mercado, HHI, low cost carrier, empresa aérea de baixo custo, custos operacionais, estratégia, operações.
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