Atrasos de companhias aéreas, gestão do congestionamento, e efeitos concorrenciais que vão além dos preços causados pelo acirramento da concorrência

 


Resumo

Este artigo desenvolve um modelo econométrico de atrasos de voos para investigar a influência da competição e dominância nos incentivos das transportadoras para manter o desempenho pontual. Consideramos tanto a rota quanto o nível aeroportuário para inspecionar os efeitos locais e globais da concorrência, com uma estrutura unificadora para testar as hipóteses de 1. internalização do congestionamento aeroportuário e 2. relação concorrência-qualidade de mercado em um único modelo econométrico. Em particular, examinamos os impactos da entrada de companhias aéreas de baixo custo (LCC) nos atrasos de voos de companhias aéreas incumbentes no setor aéreo brasileiro. Os principais resultados indicam um efeito altamente significativo da auto-internalização dos congestionamentos aeroportuários em paralelo com a concorrência na qualidade das rotas. Adicionalmente, a potencial concorrência causada pela presença de LCC provoca um efeito global que sugere a existência de spillovers não-preço da entrada de LCC para rotas não ingressadas.


Descritivo

Artigo inglês com o título "Airline Delays, Congestion Internalization and Non-Price Spillover Effects of Low Cost Carrier Entry". 


Na internet

Artigo publicado: http://dx.doi.org/10.1016/j.tra.2016.01.001

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Documento de trabalho disponível para download: link


Referência ABNT

BENDINELLI, William E.; BETTINI, Humberto FAJ; OLIVEIRA, Alessandro VM. Airline delays, congestion internalization and non-price spillover effects of low cost carrier entry. Transportation Research Part A: Policy and Practice, v. 85, p. 39-52, 2016.


Referência APA

Bendinelli, W. E., Bettini, H. F., & Oliveira, A. V. (2016). Airline delays, congestion internalization and non-price spillover effects of low cost carrier entry. Transportation Research Part A: Policy and Practice85, 39-52.


Pesquisa

Núcleo de Economia do Transporte Aéreo - NECTAR-ITA: link


Palavras-chave da pesquisa

atrasos aéreos, malha aérea, congestionamento, gargalos aeroportuários, slots aeroportuários, cancelamentos de voo, aviação comercial, rede de companhias aéreas, transporte aéreo, infraestrutura de transportes, aviação comercial, aeroportos, terminais aeroportuários, entrada de novas operadoras, concorrência no setor aéreo, LATAM Airlines Brasil, Azul Linhas Aéreas, Gol Linhas Aéreas, Varig, ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, economia, econometria, América Latina, estatísticas, dados econômicos, aeroportos hub, concentração de mercado, HHI, low cost carrier, empresa aérea de baixo custo, preço das passagens aéreas.


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