Concentração de malha aérea e congestionamento aeroportuário em um contexto pós desregulamentação: um estudo de caso do Brasil 2000-2010


 Resumo

Este artigo investiga empiricamente os principais fatores de concentração da malha aérea em um mercado de transporte aéreo sujeito a um rápido crescimento. Consideramos o setor de transporte aéreo brasileiro dos anos 2000, em que a concentração da rede aumentou rapidamente e foi seguido por um período de grandes atrasos e cancelamentos de voos, que resultou no “grande apagão” de 2006-2007. Desenvolvemos um modelo econométrico de concentração de malha, levando em consideração variáveis ​​de demanda, custo e concorrência que podem afetar a propensão das transportadoras em concentrar voos e conexões de passageiros em alguns aeroportos de uma malha. O foco principal do artigo é a relação entre as redes que levam aos problemas do episódio do apagão. Investigamos o padrão dinâmico da evolução da concentração antes e depois do período anormal das operações e constatamos que a concentração começou a subir pelo menos seis trimestres antes, e persistiu em um nível elevado até dois trimestres após o apagão – e então despencou vertiginosamente em direção ao final da década. Acreditamos que nossa análise contribui para uma melhor compreensão do comportamento dos sistemas de transporte aéreo sujeitos à concentração e congestionamento da rede. Com relação à metodologia, sugerimos e empregamos o uso de medidas alternativas de concentração de rede para verificar a robustez e validade de nossos resultados.


Descritivo

Artigo inglês com o título "Network concentration and airport congestion in a post de-regulation context: a case study of Brazil 2000-2010".


Na internet

Artigo publicado: http://dx.doi.org/10.1016/j.jtrangeo.2015.01.001

Researchgate: link

Google Acadêmico: link

Documento de trabalho disponível para download: link

Vídeo relacionado: -


Referência ABNT

OLIVEIRA, Alessandro VM; LOHMANN, Gui; COSTA, Tiago G. Network concentration and airport congestion in a post de-regulation context: A case study of Brazil 2000–2010. Journal of Transport Geography, v. 50, p. 33-44, 2016.


Referência APA

Oliveira, A. V., Lohmann, G., & Costa, T. G. (2016). Network concentration and airport congestion in a post de-regulation context: A case study of Brazil 2000–2010. Journal of Transport Geography50, 33-44.


Pesquisa

Núcleo de Economia do Transporte Aéreo - NECTAR-ITA: link


Palavras-chave da pesquisa

aviação comercial, rede de companhias aéreas, transporte aéreo, infraestrutura de transportes, aviação comercial, aeroportos, terminais aeroportuários, privatizações de aeroportos, entrada de novas operadoras, concorrência no setor aéreo, LATAM Airlines Brasil, Azul Linhas Aéreas, Gol Linhas Aéreas, ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, economia, econometria, América Latina, estatísticas, dados econômicos, aeroportos hub, concentração de mercado, HHI, low cost carrier, empresa aérea de baixo custo, preço das passagens aéreas, malha aérea, rede de operadoras.


Está desenvolvendo pesquisa relacionada? Dúvidas ou dificuldade de acesso?

Fale com o Prof. Alessandro: avmoliveira.blogspot.com (alessandro at ita.br)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como se processa a modernização da frota das companhias aéreas: o papel do planejamento estratégico e da concentração de mercado

Como se formou a malha aérea da empresa com maior cobertura no território nacional? Qual o impacto disso na aviação regional? O caso da Azul

Frota padronizada, custos controlados? O planejamento estratégico da frota aérea no Brasil