Eficiência energética de companhias aéreas: incentivos advindos de aumentos do preço do combustível e o papel da renovação da frota

 



Resumo

A eficiência de combustível tornou-se uma das metas políticas mais importantes para o gerenciamento de operações de companhias aéreas. Este estudo desenvolve um modelo econométrico para estimar os determinantes do consumo de combustível das companhias aéreas, com o objetivo de testar a hipótese dos sinais do preço do combustível nos incentivos das companhias aéreas para os esforços de economia de energia. Propomos um novo método IV-LASSO esparso de alta dimensão para explicar o gerenciamento dinâmico da frota de companhias aéreas. Nosso modelo também fornece controles para milhares de fatores de incômodo relacionados à direção da rota, congestionamento das vias aéreas e especificidades do modelo da aeronave, permitindo efeitos não observados variáveis ​​no tempo dos estágios de voo. Os resultados mostram que a redução da intensidade energética induzida por aumentos de preços foi observada 3 a 4 anos antes, possivelmente devido à renovação e modernização da frota. Além disso, embora a nova concorrência possa criar incentivos para uma melhor gestão de combustível para controlar os custos, nossos resultados sugerem que o efeito geral da desconcentração do mercado não é claro e pode produzir a consequência não intencional de pior desempenho, conforme medido em algumas dimensões-chave de eficiência de combustível.


Descritivo

Artigo inglês com o título "Estimating fuel-efficiency while accounting for dynamic fleet management: Testing the effects of fuel price signals and fleet rollover". Trata-se de uma pesquisa colaborativa entre professores e alunos do ITA, com o objetivo de desvendar os determinantes estratégicos e táticos da gestão de combustíveis das companhias aéreas e os efeitos de choques no preço do Petróleo e da precificação do querosene de aviação no Brasil.


Na internet

Artigo publicado: http://dx.doi.org/10.1016/j.trd.2021.102820

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Referência ABNT

OLIVEIRA, Alessandro VM et al. Estimating fuel-efficiency while accounting for dynamic fleet management: Testing the effects of fuel price signals and fleet rollover. Transportation Research Part D: Transport and Environment, v. 95, p. 102820, 2021.


Referência APA

Oliveira, A. V., Narcizo, R. R., Caliari, T., Morales, M. A., & Prado, R. (2021). Estimating fuel-efficiency while accounting for dynamic fleet management: Testing the effects of fuel price signals and fleet rollover. Transportation Research Part D: Transport and Environment95, 102820.


Pesquisa

Núcleo de Economia do Transporte Aéreo - NECTAR-ITA: link


Palavras-chave da pesquisa

combustível, querosene de aviação, consumo de combustível, queima de combustível, eficiência energética, aviação comercial, rede de companhias aéreas, transporte aéreo, infraestrutura de transportes, aviação comercial, aeroportos, terminais aeroportuários, entrada de novas operadoras, concorrência no setor aéreo, LATAM Airlines Brasil, Azul Linhas Aéreas, Gol Linhas Aéreas, ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, economia, econometria, machine learning, regressão LASSO, América Latina, estatísticas, dados econômicos, aeroportos hub, concentração de mercado, HHI, low cost carrier, empresa aérea de baixo custo, preço das passagens aéreas.


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