Como grande empresas reagem à entrada de uma novata de baixo custo? Como funciona a estratégia competitiva no setor aéreo


 Resumo

Investigamos empiricamente as respostas de capacidade das principais companhias aéreas incumbentes frente à entrada de uma nova transportadora de baixo custo em um aeroporto secundário de uma região de múltiplos aeroportos. Desenvolvemos um modelo empírico que permite respostas estratégicas variantes no tempo, visando identificar possíveis graus de ameaça de entrada de rota. Consideramos o caso da entrada da Azul Linhas Aéreas na conurbação mais densa do Brasil. Nossos resultados sugerem que os operadores estabelecidos fortificaram preventivamente suas posições de frequência de voo em rotas ameaçadas para impedir a marcha antecipada do recém-chegado do aeroporto secundário em direção aos aeroportos primários existentes.



Descritivo

Artigo inglês com o título "Estimating strategic responses to the march of a low cost carrier to primary airports".


Na internet

Artigo publicado: https://doi.org/10.1016/j.tre.2017.11.004

Researchgate: link

Google Acadêmico: link

Documento de trabalho disponível para download: link


Referência ABNT

BETTINI, Humberto FAJ; SILVEIRA, José Maria FJ; OLIVEIRA, Alessandro VM. Estimating strategic responses to the march of a low cost carrier to primary airports. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, v. 109, p. 190-204, 2018.


Referência APA

Bettini, H. F., Silveira, J. M. F., & Oliveira, A. V. (2018). Estimating strategic responses to the march of a low cost carrier to primary airports. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review109, 190-204.


Pesquisa

Núcleo de Economia do Transporte Aéreo - NECTAR-ITA: link


Palavras-chave da pesquisa

regiões metropolitanas, regiões de múltiplos aeroportos, aviação comercial, rede de companhias aéreas, transporte aéreo, infraestrutura de transportes, aviação comercial, aeroportos, terminais aeroportuários, privatizações de aeroportos, entrada de novas operadoras, concorrência no setor aéreo, LATAM Airlines Brasil, Azul Linhas Aéreas, Gol Linhas Aéreas, ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, economia, econometria, América Latina, estatísticas, dados econômicos, aeroportos hub, concentração de mercado, HHI, low cost carrier, empresa aérea de baixo custo, preço das passagens aéreas.


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