Impacto da privatização de aeroportos na demanda de companhias aéreas: houve ganhos ou perdas?
Resumo
Este artigo desenvolve um modelo empírico de demanda de passageiros para rotas de aeroportos sujeitos à privatização iminente ou recente. Investigamos se o processo de privatização produz um impacto sequencial sobre o tráfego. Ao empregar uma metodologia de eventos baseada em regressão e controlar para efeitos fixos, endogeneidade de preços e seleção de amostra, realizamos uma análise econométrica dos padrões dinâmicos de demanda pré e pós-privatização para inferir as consequências da demanda da grande mudança na governança aeroportuária. Examinamos a experiência recente de privatização de aeroportos brasileiros como um caso. Os principais resultados sugerem que a privatização produziu um aumento geral na demanda das companhias aéreas e que o aeroporto notavelmente reconhecido com o maior potencial de demanda e com a maior penetração de mercado de um recém-chegado de baixo custo de rápido crescimento teve o maior efeito ceteris paribus estimado da privatização sobre a demanda.
Descritivo
Artigo inglês com o título "Estimating the impact of airport privatization on airline demand: A regression-based event study".
Na internet
Artigo publicado: http://dx.doi.org/10.1016/j.jairtraman.2016.03.019
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Referência ABNT
ROLIM, Paula SW; BETTINI, Humberto FAJ; OLIVEIRA, Alessandro VM. Estimating the impact of airport privatization on airline demand: A regression-based event study. Journal of Air Transport Management, v. 54, p. 31-41, 2016.
Referência APA
Rolim, P. S., Bettini, H. F., & Oliveira, A. V. (2016). Estimating the impact of airport privatization on airline demand: A regression-based event study. Journal of Air Transport Management, 54, 31-41.
Pesquisa
Núcleo de Economia do Transporte Aéreo - NECTAR-ITA: link
Palavras-chave da pesquisa
aviação comercial, rede de companhias aéreas, transporte aéreo, infraestrutura de transportes, aviação comercial, aeroportos, terminais aeroportuários, privatizações de aeroportos, entrada de novas operadoras, concorrência no setor aéreo, LATAM Airlines Brasil, Azul Linhas Aéreas, Gol Linhas Aéreas, ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, economia, econometria, América Latina, estatísticas, dados econômicos, aeroportos hub, concentração de mercado, HHI, low cost carrier, empresa aérea de baixo custo, preço das passagens aéreas.
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