Impacto da privatização de aeroportos na demanda de companhias aéreas: houve ganhos ou perdas?


 Resumo

Este artigo desenvolve um modelo empírico de demanda de passageiros para rotas de aeroportos sujeitos à privatização iminente ou recente. Investigamos se o processo de privatização produz um impacto sequencial sobre o tráfego. Ao empregar uma metodologia de eventos baseada em regressão e controlar para efeitos fixos, endogeneidade de preços e seleção de amostra, realizamos uma análise econométrica dos padrões dinâmicos de demanda pré e pós-privatização para inferir as consequências da demanda da grande mudança na governança aeroportuária. Examinamos a experiência recente de privatização de aeroportos brasileiros como um caso. Os principais resultados sugerem que a privatização produziu um aumento geral na demanda das companhias aéreas e que o aeroporto notavelmente reconhecido com o maior potencial de demanda e com a maior penetração de mercado de um recém-chegado de baixo custo de rápido crescimento teve o maior efeito ceteris paribus estimado da privatização sobre a demanda.


Descritivo

Artigo inglês com o título "Estimating the impact of airport privatization on airline demand: A regression-based event study". 


Na internet

Artigo publicado: http://dx.doi.org/10.1016/j.jairtraman.2016.03.019

Researchgate: link

Google Acadêmico: link

Documento de trabalho disponível para download: link

Vídeo relacionado: -


Referência ABNT

ROLIM, Paula SW; BETTINI, Humberto FAJ; OLIVEIRA, Alessandro VM. Estimating the impact of airport privatization on airline demand: A regression-based event study. Journal of Air Transport Management, v. 54, p. 31-41, 2016.


Referência APA

Rolim, P. S., Bettini, H. F., & Oliveira, A. V. (2016). Estimating the impact of airport privatization on airline demand: A regression-based event study. Journal of Air Transport Management54, 31-41.


Pesquisa

Núcleo de Economia do Transporte Aéreo - NECTAR-ITA: link


Palavras-chave da pesquisa

aviação comercial, rede de companhias aéreas, transporte aéreo, infraestrutura de transportes, aviação comercial, aeroportos, terminais aeroportuários, privatizações de aeroportos, entrada de novas operadoras, concorrência no setor aéreo, LATAM Airlines Brasil, Azul Linhas Aéreas, Gol Linhas Aéreas, ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, economia, econometria, América Latina, estatísticas, dados econômicos, aeroportos hub, concentração de mercado, HHI, low cost carrier, empresa aérea de baixo custo, preço das passagens aéreas.


Está desenvolvendo pesquisa relacionada? Dúvidas ou dificuldade de acesso?

Fale com o Prof. Alessandro: avmoliveira.blogspot.com (alessandro at ita.br)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como se processa a modernização da frota das companhias aéreas: o papel do planejamento estratégico e da concentração de mercado

Como se formou a malha aérea da empresa com maior cobertura no território nacional? Qual o impacto disso na aviação regional? O caso da Azul

Frota padronizada, custos controlados? O planejamento estratégico da frota aérea no Brasil