Pressões de custos e concorrência entre companhias aéreas, e o papel das economias de densidade na aviação comercial
Resumo
Este artigo investiga os efeitos dos prêmios salariais na competição entre Full Service Carriers (FSC) e Low Fare Carriers (LFC) no setor aéreo. Estudamos o impacto das mudanças no mercado de trabalho e os efeitos resultantes no desempenho no mercado de produtos e examinamos o papel das economias de densidade. Desenvolvemos um modelo de oligopólio de competição aérea com salários endógenos e simulamos aumentos nos custos trabalhistas. Aplicamos o modelo ao caso da rota doméstica mais importante do Brasil usando dados de demanda e custos específicos da companhia aérea/rota. Nossa principal contribuição se baseia no modelo empírico de economias de densidade assimétricas para os modelos de negócios concorrentes. Estimamos que os LFCs tenham maiores economias de densidade do que os FSCs. Com os modelos empíricos de demanda, custos e salários, calculamos as elasticidades-salário das margens preço-custo. Constatamos que, devido à maior sensibilidade dos custos marginais aos custos trabalhistas das FSCs, seus markups são mais afetados por aumentos de prêmios salariais do que os markups das LFCs. Os resultados são atenuados por maiores economias de densidade, mas amplificados por maiores elasticidades-preço da demanda e menor crescimento econômico.
Descritivo
Artigo inglês com o título "Modeling the effects of wage premiums on airline competition under asymmetric economies of density: a case study from Brazil".
Na internet
Artigo publicado: http://dx.doi.org/10.1016/j.jairtraman.2013.12.010
Researchgate: link
Google Acadêmico: link
Documento de trabalho disponível para download: link
Vídeo relacionado: -
Referência ABNT
MELO FILHO, Cícero R. et al. Modeling the effects of wage premiums on airline competition under asymmetric economies of density: A case study from Brazil. Journal of Air Transport Management, v. 36, p. 59-68, 2014.
Referência APA
Melo Filho, C. R., Salgado, L. H., Sato, R. C., & Oliveira, A. V. (2014). Modeling the effects of wage premiums on airline competition under asymmetric economies of density: A case study from Brazil. Journal of Air Transport Management, 36, 59-68.
Pesquisa
Núcleo de Economia do Transporte Aéreo - NECTAR-ITA: link
Palavras-chave da pesquisa
custos operacionais, custos com salários, pilotos, aviação comercial, rede de companhias aéreas, transporte aéreo, infraestrutura de transportes, aviação comercial, entrada de novas operadoras, concorrência no setor aéreo, TAM, Varig, Transbrasil, Gol Linhas Aéreas, DAC, ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, economia, econometria, América Latina, estatísticas, dados econômicos, aeroportos hub, concentração de mercado, HHI, low cost carrier, empresa aérea de baixo custo, preço das passagens aéreas.
Está desenvolvendo pesquisa relacionada? Dúvidas ou dificuldade de acesso?
Fale com o Prof. Alessandro: avmoliveira.blogspot.com (alessandro at ita.br)
Comentários
Postar um comentário