Afinal, o que determina a concorrência no setor aéreo? Estudo dos determinantes da concentração de mercado de pares de cidades no Brasil


Resumo

A concentração de mercado é uma métrica amplamente reconhecida para avaliar a concorrência efetiva, pois fornece uma quantificação do sucesso relativo de grandes, médias e pequenas empresas na batalha pelos consumidores. A concentração tem sido uma questão de política pública no setor aéreo desde a desregulamentação, devido ao domínio de longa data dos aeroportos por grandes operadoras, que é uma preocupação que é recorrentemente intensificada por anúncios de fusão. Este artigo desenvolve um modelo empírico para examinar a evolução da concentração nos mercados aéreos. Analisamos o caso do setor aéreo brasileiro, no qual as duas maiores companhias aéreas adquiriram uma participação de mercado combinada de mais de 90% no final dos anos 2000 e sofreram uma forte reversão desde então. Testamos hipóteses sobre a associação da concentração de mercado com o tamanho do mercado e a qualidade do serviço, bem como os impactos das relações verticais após a privatização dos aeroportos. Nossos resultados sugerem que o efeito de atração de entrada do tamanho do mercado mais do que compensa o efeito de economias de densidade, enquanto a diferenciação vertical do produto criada pelo investimento estratégico em capacidade é um fator-chave de concentração no setor aéreo.


Descritivo

Artigo inglês com o título "What drives effective competition in the airline industry?"


Na internet

Artigo publicado: https://doi.org/10.1016/j.tranpol.2017.12.021

Researchgate: link

Google Acadêmico: link

Documento de trabalho disponível para download: link


Referência ABNT

OLIVEIRA, Marcus VR; OLIVEIRA, Alessandro VM. What drives effective competition in the airline industry? An empirical model of city-pair market concentration. Transport Policy, v. 63, p. 165-175, 2018.


Referência APA

Oliveira, M. V., & Oliveira, A. V. (2018). What drives effective competition in the airline industry? An empirical model of city-pair market concentration. Transport Policy63, 165-175.


Pesquisa

Núcleo de Economia do Transporte Aéreo - NECTAR-ITA: link


Palavras-chave da pesquisa

aviação comercial, rede de companhias aéreas, transporte aéreo, infraestrutura de transportes, aviação comercial, aeroportos, terminais aeroportuários, privatizações de aeroportos, entrada de novas operadoras, concorrência no setor aéreo, LATAM Airlines Brasil, Azul Linhas Aéreas, Gol Linhas Aéreas, ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, economia, econometria, América Latina, estatísticas, dados econômicos, aeroportos hub, concentração de mercado, HHI, low cost carrier, empresa aérea de baixo custo, preço das passagens aéreas.


Está desenvolvendo pesquisa relacionada? Dúvidas ou dificuldade de acesso?

Fale com o Prof. Alessandro: avmoliveira.blogspot.com (alessandro at ita.br)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como se processa a modernização da frota das companhias aéreas: o papel do planejamento estratégico e da concentração de mercado

Como se formou a malha aérea da empresa com maior cobertura no território nacional? Qual o impacto disso na aviação regional? O caso da Azul

Frota padronizada, custos controlados? O planejamento estratégico da frota aérea no Brasil