Preço dinâmico e segmentação de mercado como arma competitiva para deter a entrada de empresa low cost


 Resumo

Este trabalho desenvolve um modelo empírico de tarifas aéreas online para inspecionar o impacto da entrada de uma transportadora de baixo custo (LCC). Utilizamos um banco de dados coletado no site de um agente de viagens online no Brasil. Testamos se os incumbentes reformulam seus perfis temporais de passagens aéreas na tentativa de atrair os passageiros sensíveis ao preço que constituem o mercado-alvo do recém-chegado. Nossos resultados sugerem que a entrada na LCC prejudica parcialmente os esquemas de segmentação de mercado existentes das operadoras, forçando-as a revisar sua estratégia de gestão de distribuição, simplificar sua estrutura tarifária e migrar de uma curva de preços não monotônica para uma fracamente monotônica.


Descritivo

Artigo inglês com o título "Dynamic Pricing and Market Segmentation Responses to Low-Cost Carrier Entry".


Na internet

Artigo publicado: http://dx.doi.org/10.1016/j.tre.2016.12.010

Researchgate: link

Google Acadêmico: link

Documento de trabalho disponível para download: link


Referência ABNT

VARELLA, Rafael R.; FRAZÃO, Jessica; OLIVEIRA, Alessandro VM. Dynamic pricing and market segmentation responses to low-cost carrier entry. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, v. 98, p. 151-170, 2017.


Referência APA

Varella, R. R., Frazão, J., & Oliveira, A. V. (2017). Dynamic pricing and market segmentation responses to low-cost carrier entry. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review98, 151-170.


Pesquisa

Núcleo de Economia do Transporte Aéreo - NECTAR-ITA: link


Palavras-chave da pesquisa

precificação online, consolidadora de viagens, comportamento do consumidor, aviação comercial, rede de companhias aéreas, transporte aéreo, infraestrutura de transportes, aviação comercial, aeroportos, terminais aeroportuários, privatizações de aeroportos, entrada de novas operadoras, concorrência no setor aéreo, LATAM Airlines Brasil, Azul Linhas Aéreas, Gol Linhas Aéreas, ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, economia, econometria, América Latina, estatísticas, dados econômicos, aeroportos hub, concentração de mercado, HHI, low cost carrier, empresa aérea de baixo custo, preço das passagens aéreas.


Está desenvolvendo pesquisa relacionada? Dúvidas ou dificuldade de acesso?

Fale com o Prof. Alessandro: avmoliveira.blogspot.com (alessandro at ita.br)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como se processa a modernização da frota das companhias aéreas: o papel do planejamento estratégico e da concentração de mercado

Como se formou a malha aérea da empresa com maior cobertura no território nacional? Qual o impacto disso na aviação regional? O caso da Azul

Frota padronizada, custos controlados? O planejamento estratégico da frota aérea no Brasil