Yield Management e receitas: como o gerenciamento de receitas funciona em um mercado marcado por concorrência


Resumo

Este artigo desenvolve uma simulação computacional para investigar as consequências da gestão de receitas das companhias aéreas na rota brasileira Rio de Janeiro–São Paulo, no período posterior à segunda fase de liberalização da indústria em 1998. O modelo permite a segmentação da demanda — ou seja, a tipologia de Belobaba ('Airline diferencial pricing for Effective yield management', em Handbook of Airline Marketing, McGraw-Hill, Nova York, 1998) — e a interação estratégica da companhia aérea — um jogo de gestão de receitas. Os resultados da simulação revelaram ganhos de eficiência e condições não globais de superioridade em comparação com a alternativa extrema da política de ‘primeiro a chegar, primeiro a ser servido’ com preços uniformes.


Descritivo

Artigo inglês com o título "Simulating revenue management in an airline market with demand segmentation and strategic interaction". Um trabalho na área de gerenciamento de receitas, fruto do mestrado do Prof. Alessandro V. M. Oliveira (ITA), sob orientação do Prof. Carlos Müller (ITA). Foi publicado no JRPM por recomendação do Professor Peter Belobaba, do MIT.


Na internet

Artigo publicado: http://dx.doi.org/10.1057/palgrave.rpm.5170035

Researchgate: link

Google Acadêmico: link

Documento de trabalho disponível para download: link

Vídeo relacionado: -


Referência ABNT

OLIVEIRA, Alessandro VM. Simulating revenue management in an airline market with demand segmentation and strategic interaction. Journal of Revenue and Pricing Management, v. 1, n. 4, p. 301-318, 2003.


Referência APA

Oliveira, A. V. (2003). Simulating revenue management in an airline market with demand segmentation and strategic interaction. Journal of Revenue and Pricing Management1(4), 301-318.


Pesquisa

Núcleo de Economia do Transporte Aéreo - NECTAR-ITA: link


Palavras-chave da pesquisa

aviação comercial, rede de companhias aéreas, transporte aéreo, infraestrutura de transportes, aviação comercial, concorrência no setor aéreo, TAM Airlines Brasil, Varig, Gol Linhas Aéreas, ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, economia, econometria, América Latina, estatísticas, dados econômicos, aeroportos hub, concentração de mercado, preço das passagens aéreas.


Está desenvolvendo pesquisa relacionada? Dúvidas ou dificuldade de acesso?

Fale com o Prof. Alessandro: avmoliveira.blogspot.com (alessandro at ita.br)





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como se processa a modernização da frota das companhias aéreas: o papel do planejamento estratégico e da concentração de mercado

Como se formou a malha aérea da empresa com maior cobertura no território nacional? Qual o impacto disso na aviação regional? O caso da Azul

Frota padronizada, custos controlados? O planejamento estratégico da frota aérea no Brasil