Yield Management e receitas: como o gerenciamento de receitas funciona em um mercado marcado por concorrência
Este artigo desenvolve uma simulação computacional para investigar as consequências da gestão de receitas das companhias aéreas na rota brasileira Rio de Janeiro–São Paulo, no período posterior à segunda fase de liberalização da indústria em 1998. O modelo permite a segmentação da demanda — ou seja, a tipologia de Belobaba ('Airline diferencial pricing for Effective yield management', em Handbook of Airline Marketing, McGraw-Hill, Nova York, 1998) — e a interação estratégica da companhia aérea — um jogo de gestão de receitas. Os resultados da simulação revelaram ganhos de eficiência e condições não globais de superioridade em comparação com a alternativa extrema da política de ‘primeiro a chegar, primeiro a ser servido’ com preços uniformes.
Descritivo
Artigo inglês com o título "Simulating revenue management in an airline market with demand segmentation and strategic interaction". Um trabalho na área de gerenciamento de receitas, fruto do mestrado do Prof. Alessandro V. M. Oliveira (ITA), sob orientação do Prof. Carlos Müller (ITA). Foi publicado no JRPM por recomendação do Professor Peter Belobaba, do MIT.
Na internet
Artigo publicado: http://dx.doi.org/10.1057/palgrave.rpm.5170035
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Referência ABNT
OLIVEIRA, Alessandro VM. Simulating revenue management in an airline market with demand segmentation and strategic interaction. Journal of Revenue and Pricing Management, v. 1, n. 4, p. 301-318, 2003.
Referência APA
Oliveira, A. V. (2003). Simulating revenue management in an airline market with demand segmentation and strategic interaction. Journal of Revenue and Pricing Management, 1(4), 301-318.
Pesquisa
Núcleo de Economia do Transporte Aéreo - NECTAR-ITA: link
Palavras-chave da pesquisa
aviação comercial, rede de companhias aéreas, transporte aéreo, infraestrutura de transportes, aviação comercial, concorrência no setor aéreo, TAM Airlines Brasil, Varig, Gol Linhas Aéreas, ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, economia, econometria, América Latina, estatísticas, dados econômicos, aeroportos hub, concentração de mercado, preço das passagens aéreas.
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