Slots aeroportuários e os incentivos à boa (ou má) gestão de atrasos e operações em aeroportos pelas companhias aéreas


 Resumo

Este artigo examina a relação entre o controle de slots aeroportuários pelas principais companhias aéreas e seus incentivos para se engajar na qualidade do serviço. Investigamos um conjunto de estratégias de companhias aéreas em relação a possíveis práticas de acúmulo de slots e concentração de slots por meio de fusões com o objetivo de erguer barreiras aeroportuárias à entrada. Desenvolvemos um modelo econométrico de interrupções de voos, permitindo uma gestão integrada de atrasos de voos, cancelamentos, tamanho da aeronave, preço e passageiros por voo. Consideramos o caso do setor aéreo doméstico no Brasil. Encontramos evidências da internalização das externalidades de congestionamento pelas operadoras dominantes. Também temos algumas evidências de preenchimento de cronograma, um trade-off estratégico entre atrasos e cancelamentos e acúmulo de slots após uma fusão. Nossos resultados sugerem que as operadoras intensificam a internalização das externalidades do congestionamento quando a concentração de voos em slots aumenta.


Descritivo

Artigo inglês com o título "Airport slots and the internalization of congestion by airlines".


Na internet

Artigo publicado: https://doi.org/10.1016/j.tra.2018.06.008

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Referência ABNT

MIRANDA, Victor AP; OLIVEIRA, Alessandro VM. Airport slots and the internalization of congestion by airlines: an empirical model of integrated flight disruption management in Brazil. Transportation Research Part A: Policy and Practice, v. 116, p. 201-219, 2018.


Referência APA

Miranda, V. A., & Oliveira, A. V. (2018). Airport slots and the internalization of congestion by airlines: an empirical model of integrated flight disruption management in Brazil. Transportation Research Part A: Policy and Practice116, 201-219.


Pesquisa

Núcleo de Economia do Transporte Aéreo - NECTAR-ITA: link


Palavras-chave da pesquisa

slots aeroportuários, atrasos de voo, cancelamentos de voo, frequências de voo, aviação comercial, rede de companhias aéreas, transporte aéreo, infraestrutura de transportes, aviação comercial, aeroportos, terminais aeroportuários, privatizações de aeroportos, entrada de novas operadoras, concorrência no setor aéreo, LATAM Airlines Brasil, Azul Linhas Aéreas, Gol Linhas Aéreas, ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, economia, econometria, América Latina, estatísticas, dados econômicos, aeroportos hub, concentração de mercado, HHI, low cost carrier, empresa aérea de baixo custo, preço das passagens aéreas.


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