Frota padronizada, custos controlados? O planejamento estratégico da frota aérea no Brasil
Resumo
Este artigo desenvolve um modelo empírico para investigar as práticas de gestão estratégica de frota no setor de transporte aéreo em relação à padronização da frota aérea (AFS). Realizamos uma análise econométrica dos principais impulsionadores do AFS no Brasil e estudamos os efeitos dinâmicos de cinco eventos de fusão. Encontramos evidências de uma queda significativa no AFS após a maioria das consolidações, que é gradualmente revertida durante os esforços de integração pós-fusão. Além disso, com exceção da principal operadora de serviço completo, todas as outras companhias aéreas tiveram uma tendência geral estimada de padronização de frota mais intensa ao longo de todo o período, revelando uma preferência mais forte por buscar competitividade de custos em vez de oportunidades de mercado ao enfrentar a concorrência no mercado.
Descritivo
Artigo inglês com o título "An empirical model of airline fleet standardization in Brazil: Assessing the dynamic impacts of mergers with an events study".
Na internet
Artigo publicado: http://dx.doi.org/10.1016/j.tranpol.2020.05.021
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Referência ABNT
NARCIZO, Rodolfo R.; OLIVEIRA, Alessandro VM; DRESNER, Martin E. An empirical model of airline fleet standardization in Brazil: Assessing the dynamic impacts of mergers with an events study. Transport Policy, v. 97, p. 149-160, 2020.
Referência APA
Narcizo, R. R., Oliveira, A. V., & Dresner, M. E. (2020). An empirical model of airline fleet standardization in Brazil: Assessing the dynamic impacts of mergers with an events study. Transport Policy, 97, 149-160.
Pesquisa
Núcleo de Economia do Transporte Aéreo - NECTAR-ITA: link
Palavras-chave da pesquisa
padronização de frota, aeronaves, modelos de aeronaves, família de aeronaves, custos operacionais, planejamento estratégico, fusões e aquisições, aviação comercial, rede de companhias aéreas, transporte aéreo, infraestrutura de transportes, aviação comercial, aeroportos, terminais aeroportuários, privatizações de aeroportos, entrada de novas operadoras, concorrência no setor aéreo, LATAM Airlines Brasil, Azul Linhas Aéreas, Gol Linhas Aéreas, ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, economia, econometria, América Latina, estatísticas, dados econômicos, aeroportos hub, concentração de mercado, HHI, low cost carrier, empresa aérea de baixo custo, preço das passagens aéreas.
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