Um modelo para identificar hubs aeroportuários e sua importância para o turismo no Brasil


 Resumo

O transporte aéreo no Brasil foi liberalizado recentemente e uma das consequências desse processo é a concentração de voos em poucos hubs. Durante os anos de 2006-2007, dois acidentes fatais criaram um caos sem precedentes nos lados terrestre e aéreo do sistema, com consequências prejudiciais ao turismo no Brasil. As consequências foram mais congestionamento nos aeroportos e muitos episódios de atrasos e cancelamentos de voos que duraram vários meses. Argumentamos que, entre outros fatores, esse estado de apagão foi resultado do aumento do grau de concentração em poucos aeroportos, principalmente Congonhas (em São Paulo) e Brasília. A partir de dados obtidos em uma pesquisa com especialistas brasileiros, foi feita uma comparação com dois métodos existentes (o utilizado pela US Federal Aviation Administration e o método usual de Herfindahl-Hirschman) para calcular o número de hubs no Brasil. Devido à grande discrepância obtida entre os dados da pesquisa e os outros dois métodos considerados, um novo método matemático baseado no Índice de Herfindahl-Hirschman foi proposto para identificar o número de hubs em uma determinada rede. A partir dos exemplos do que aconteceu com os destinos turísticos durante e após a crise do transporte aéreo no Brasil, o artigo conclui discutindo a necessidade de uma ferramenta mais precisa para identificar e monitorar a concentração de voos na malha aérea brasileira e sua importância para turismo.


Descritivo

Artigo inglês com o título "A model to identify airport hubs and their importance to tourism in Brazil". 


Na internet

Artigo publicado: http://dx.doi.org/10.1016/j.retrec.2009.10.002

Researchgate: link

Google Acadêmico: link

Documento de trabalho disponível para download: link


Referência ABNT

COSTA, Tiago FG; LOHMANN, Gui; OLIVEIRA, Alessandro VM. A model to identify airport hubs and their importance to tourism in Brazil. Research in transportation economics, v. 26, n. 1, p. 3-11, 2010.


Referência APA

Costa, T. F., Lohmann, G., & Oliveira, A. V. (2010). A model to identify airport hubs and their importance to tourism in Brazil. Research in transportation economics26(1), 3-11.


Pesquisa

Núcleo de Economia do Transporte Aéreo - NECTAR-ITA: link


Palavras-chave da pesquisa

aviação comercial, rede de companhias aéreas, transporte aéreo, infraestrutura de transportes, aviação comercial, aeroportos, terminais aeroportuários, entrada de novas operadoras, concorrência no setor aéreo, TAM, Varig, Gol Linhas Aéreas, ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, economia, América Latina, estatísticas, dados econômicos, aeroportos hub, concentração de mercado, HHI, low cost carrier, empresa aérea de baixo custo, preço das passagens aéreas.


Está desenvolvendo pesquisa relacionada? Dúvidas ou dificuldade de acesso?

Fale com o Prof. Alessandro: avmoliveira.blogspot.com (alessandro at ita.br)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como se processa a modernização da frota das companhias aéreas: o papel do planejamento estratégico e da concentração de mercado

Como se formou a malha aérea da empresa com maior cobertura no território nacional? Qual o impacto disso na aviação regional? O caso da Azul

Frota padronizada, custos controlados? O planejamento estratégico da frota aérea no Brasil