Um modelo para identificar hubs aeroportuários e sua importância para o turismo no Brasil
Resumo
O transporte aéreo no Brasil foi liberalizado recentemente e uma das consequências desse processo é a concentração de voos em poucos hubs. Durante os anos de 2006-2007, dois acidentes fatais criaram um caos sem precedentes nos lados terrestre e aéreo do sistema, com consequências prejudiciais ao turismo no Brasil. As consequências foram mais congestionamento nos aeroportos e muitos episódios de atrasos e cancelamentos de voos que duraram vários meses. Argumentamos que, entre outros fatores, esse estado de apagão foi resultado do aumento do grau de concentração em poucos aeroportos, principalmente Congonhas (em São Paulo) e Brasília. A partir de dados obtidos em uma pesquisa com especialistas brasileiros, foi feita uma comparação com dois métodos existentes (o utilizado pela US Federal Aviation Administration e o método usual de Herfindahl-Hirschman) para calcular o número de hubs no Brasil. Devido à grande discrepância obtida entre os dados da pesquisa e os outros dois métodos considerados, um novo método matemático baseado no Índice de Herfindahl-Hirschman foi proposto para identificar o número de hubs em uma determinada rede. A partir dos exemplos do que aconteceu com os destinos turísticos durante e após a crise do transporte aéreo no Brasil, o artigo conclui discutindo a necessidade de uma ferramenta mais precisa para identificar e monitorar a concentração de voos na malha aérea brasileira e sua importância para turismo.
Descritivo
Artigo inglês com o título "A model to identify airport hubs and their importance to tourism in Brazil".
Na internet
Artigo publicado: http://dx.doi.org/10.1016/j.retrec.2009.10.002
Researchgate: link
Google Acadêmico: link
Documento de trabalho disponível para download: link
Referência ABNT
COSTA, Tiago FG; LOHMANN, Gui; OLIVEIRA, Alessandro VM. A model to identify airport hubs and their importance to tourism in Brazil. Research in transportation economics, v. 26, n. 1, p. 3-11, 2010.
Referência APA
Costa, T. F., Lohmann, G., & Oliveira, A. V. (2010). A model to identify airport hubs and their importance to tourism in Brazil. Research in transportation economics, 26(1), 3-11.
Pesquisa
Núcleo de Economia do Transporte Aéreo - NECTAR-ITA: link
Palavras-chave da pesquisa
aviação comercial, rede de companhias aéreas, transporte aéreo, infraestrutura de transportes, aviação comercial, aeroportos, terminais aeroportuários, entrada de novas operadoras, concorrência no setor aéreo, TAM, Varig, Gol Linhas Aéreas, ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, economia, América Latina, estatísticas, dados econômicos, aeroportos hub, concentração de mercado, HHI, low cost carrier, empresa aérea de baixo custo, preço das passagens aéreas.
Está desenvolvendo pesquisa relacionada? Dúvidas ou dificuldade de acesso?
Fale com o Prof. Alessandro: avmoliveira.blogspot.com (alessandro at ita.br)
Comentários
Postar um comentário