Malha de companhias aéreas e redes de transporte aéreo: o que há de mais moderno na literatura?


Resumo

Esta pesquisa fornece uma revisão sistemática da literatura sobre transporte aéreo. Três períodos são analisados: 1973–1999 (120 artigos), 2000–2019 (742 artigos) e 2020–2021 (177 artigos), sendo o período 2000–2019 o foco. Uma análise temática assistida por computador foi realizada usando o método de Reinert para quantificar estatisticamente as classes temáticas e sua prevalência. A evolução da predominância de classe ao longo do tempo também foi analisada. Os resultados destacaram seis grandes classes temáticas em 2000–2019, com três metodologias reflexivas (ou seja, estimativa de parâmetros, problemas baseados em tempo e otimização) e as três restantes caracterizando aplicações subjacentes (ou seja, coopetição, modelos de negócios e partes interessadas externas /visão social). As classes encontradas para 1973-1999 também discutem otimização e coopetição, com as demais classes focando no desenvolvimento da aviação na Europa e sistemas de transporte em geral. As turmas encontradas para 2020–2021 concordaram amplamente com o período 2000–2019, embora com turmas mais bem delineadas sobre a pandemia de COVID-19 e a conectividade e acessibilidade das redes aéreas. Uma correlação de metodologias e aplicativos (2000–2019) identificou o uso onipresente da análise de regressão em todos os aplicativos e a sub-representação da análise de rede complexa e modelagem econômica em aplicativos associados aos modelos de negócios e classes de visão social/interessados ​​externos. As tendências temporais sugerem um aumento constante nas discussões da classe de estimativa de parâmetros e subclasses relacionadas a transportadoras de baixo custo na Europa, aeroportos regionais e coopetição ferroviária de alta velocidade, e uma diminuição nas investigações de alianças de companhias aéreas, desregulamentação e privatização.


Descritivo

Artigo inglês com o título "A systematic review of the literature on air transport networks (1973-2021)". Trabalho desenvolvido pelo aluno de doutorado Renan de Oliveira (Griffith University, Australia), sob orientação do Prof. Gui Lohmann (Griffith University) e coorientação do Prof. Alessandro V. M. Oliveira (ITA).


Na internet

Artigo publicado: https://doi.org/10.1016/j.jairtraman.2022.102248.

Researchgate: -

Google Acadêmico: link

Documento de trabalho disponível para download: link


Referência ABNT

DE OLIVEIRA, Renan Peres; LOHMANN, Gui; OLIVEIRA, Alessandro VM. A systematic review of the literature on air transport networks (1973-2021). Journal of Air Transport Management, v. 103, p. 102248, 2022.


Referência APA

de Oliveira, R. P., Lohmann, G., & Oliveira, A. V. (2022). A systematic review of the literature on air transport networks (1973-2021). Journal of Air Transport Management103, 102248.


Pesquisa

Núcleo de Economia do Transporte Aéreo - NECTAR-ITA: link


Palavras-chave da pesquisa

malha aérea, planejamento de rede, aviação comercial, rede de companhias aéreas, transporte aéreo, infraestrutura de transportes, aviação comercial, aeroportos, concorrência no setor aéreo, economia, aeroportos hub, concentração de mercado, HHI, low cost carrier, empresa aérea de baixo custo.


Está desenvolvendo pesquisa relacionada? Dúvidas ou dificuldade de acesso?

Fale com o Prof. Alessandro: avmoliveira.blogspot.com (alessandro at ita.br)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como se processa a modernização da frota das companhias aéreas: o papel do planejamento estratégico e da concentração de mercado

Como se formou a malha aérea da empresa com maior cobertura no território nacional? Qual o impacto disso na aviação regional? O caso da Azul

Frota padronizada, custos controlados? O planejamento estratégico da frota aérea no Brasil