A questão da inclusão social no Brasil e o impacto perverso da pandemia de COVID-19 na demanda de viagens aéreas
Resumo
A desaceleração econômica e a crise das viagens aéreas desencadeadas pela recente pandemia de coronavírus representam uma ameaça substancial para a nova classe de consumidores de muitas economias emergentes. No Brasil, melhorias consideráveis na inclusão social promoveram o surgimento de centenas de milhares de novos passageiros nas últimas décadas. Aplicamos uma metodologia de regressão em duas etapas em que a primeira consiste em identificar mercados de transporte aéreo caracterizados por maior inclusão social, usando indicadores de distribuição de renda das economias locais, disponibilidade de crédito e acesso à Internet. Na segunda etapa, inspecionamos os impulsionadores da queda na demanda de viagens aéreas desde o início da pandemia, diferenciando os mercados pela intensidade prevista de inclusão social. Depois de controlar a potencial endogeneidade decorrente da disseminação do COVID-19 por meio de viagens aéreas, nossos resultados sugerem que as rotas curtas e de baixa densidade estão entre os mercados aéreos mais impactados e que as rotas orientadas a negócios são mais impactadas do que as de lazer. Por fim, estimamos que um mercado com inclusão social 1% maior está associado a um declínio de demanda de 0,153% a 0,166% mais pronunciado durante a pandemia. Portanto, os mercados que se beneficiaram de maior inclusão social no país podem ser os mais vulneráveis à crise atual.
Descritivo
Artigo inglês com o título "Testing the differentiated impact of the COVID-19 pandemic on air travel demand considering social inclusion". Trabalho fruto do mestrado do aluno Luca J. Santos (ITA), sob orientação dos Profs. Alessandro V. M. Oliveira (ITA) e Dante M. Aldrighi (USP). Um dos trabalhos pioneiros sobre os impactos da COVID-19 no setor de transporte aéreo no Brasil. Pergunta de pesquisa: Dado que a pandemia da COVID-19 trouxe inúmeros problemas para o transporte aéreo, e em particular, a queda significativa na demanda desde sua instauração, os pesquisadores investigaram como se deu esse efeito.
Na internet
Artigo publicado: https://doi.org/10.1016/j.jairtraman.2021.102082
Researchgate: link
Google Acadêmico: link
Documento de trabalho disponível para download: link
Vídeo relacionado: link
Referência ABNT
SANTOS, Luca J.; OLIVEIRA, Alessandro VM; ALDRIGHI, Dante Mendes. Testing the differentiated impact of the COVID-19 pandemic on air travel demand considering social inclusion. Journal of Air Transport Management, v. 94, p. 102082, 2021.
Referência APA
Santos, L. J., Oliveira, A. V., & Aldrighi, D. M. (2021). Testing the differentiated impact of the COVID-19 pandemic on air travel demand considering social inclusion. Journal of Air Transport Management, 94, 102082.
Pesquisa
Núcleo de Economia do Transporte Aéreo - NECTAR-ITA: link
Palavras-chave da pesquisa
recessão, demanda, precificação de operadoras, crise econômica, distanciamento social, aviação comercial, rede de companhias aéreas, transporte aéreo, infraestrutura de transportes, aviação comercial, aeroportos, entrada de novas operadoras, concorrência no setor aéreo, LATAM Airlines Brasil, Azul Linhas Aéreas, Gol Linhas Aéreas, ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, economia, econometria, machine learning, regressão LASSO, América Latina, estatísticas, dados econômicos, aeroportos hub, concentração de mercado, HHI, low cost carrier, empresa aérea de baixo custo, preço das passagens aéreas, COVID-19, pandemia, inclusão social, gini, desigualdade de renda, indicadores sociais, efeitos da pandemia no Brasil, codesharing, auxílio emergencial.
Está desenvolvendo pesquisa relacionada? Dúvidas ou dificuldade de acesso?
Fale com o Prof. Alessandro: avmoliveira.blogspot.com (alessandro at ita.br)
Comentários
Postar um comentário