A diferenciação do produto de alguma forma atenua a força das reações de preço das grandes empresas à entrada de uma empresa low cost?

 




Resumo

Examinamos os efeitos da entrada nos preços das companhias aéreas tradicionais que enfrentam um recém-chegado de baixo custo em rápida expansão. Estimamos o tempo e os determinantes das respostas permitindo assimetrias e diferenciação de produtos. Propomos um procedimento de decomposição de efeitos fixos no tempo para controlar a heterogeneidade não observada, levando em conta os não observáveis específicos de rotas, cidades e operadoras que variam no tempo. Descobrimos que os operadores históricos respondem aos preços à entrada real, mas não à entrada potencial. A falta de preempção se deve a dificuldades financeiras, que impossibilitaram dissuasão dispendiosa contra um recém-chegado endinheirado. Nosso modelo também revela a diferenciação do produto decorrente de voos mais convenientes.


Descritivo

Artigo inglês com o título "Does product differentiation soften price reactions to entry? Evidence from the airline industry".


Na internet

Artigo publicado: https://www.jstor.org/stable/24396362

Researchgate: link

Google Acadêmico: link

Documento de trabalho disponível para download: link


Referência ABNT

HUSE, Cristian; OLIVEIRA, Alessandro VM. Does product differentiation soften price reactions to entry? Evidence from the airline industry. Journal of Transport Economics and Policy (JTEP), v. 46, n. 2, p. 189-204, 2012.


Referência APA

Huse, C., & Oliveira, A. V. (2012). Does product differentiation soften price reactions to entry? Evidence from the airline industry. Journal of Transport Economics and Policy (JTEP)46(2), 189-204.


Pesquisa

Núcleo de Economia do Transporte Aéreo - NECTAR-ITA: link


Palavras-chave da pesquisa

diferenciação de produto, slots aeroportuários, frequências de voo, aviação comercial, rede de companhias aéreas, transporte aéreo, aviação comercial,entrada de novas operadoras, concorrência no setor aéreo, TAM, Varig, Transbrasil, Gol Linhas Aéreas, DAC, ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, economia, econometria, América Latina, estatísticas, dados econômicos, aeroportos hub, concentração de mercado, HHI, low cost carrier, empresa aérea de baixo custo, preço das passagens aéreas.


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