Configuração da capacidade de voos de empresas aéreas em situação em que o regulador decide voltar atrás e "re-regular" o mercado: o interessante caso brasileiro no início dos anos 2000 e lições aprendidas


Resumo

O setor aéreo brasileiro é um dos poucos casos em que houve re-regulamentação temporária do mercado após anos de liberalização econômica. Isso foi feito com base no excesso de capacidade e após crises financeiras sistêmicas. Os reguladores reintroduziram mecanismos de intervenção no mercado em 2003–2004, com as companhias aéreas não mais autorizadas a expandir frequências e frotas à vontade. Além disso, um acordo de compartilhamento de código entre as duas maiores operadoras de rede foi incentivado para aumentar a lucratividade geral. Este estudo analisa um extenso painel de rotas para identificar elementos que afetaram as decisões das companhias aéreas domésticas brasileiras de passageiros em relação à capacidade, o fator mais afetado pela re-regulamentação.


Descritivo

Artigo inglês com o título "Airline Capacity Setting After Re-regulation: The Brazilian Case in the Early 2000s". Trabalho fruto do mestrado do Prof. Humberto Bettini (USP São Carlos), sob orientação do Prof. Alessandro V. M. Oliveira (ITA).


Na internet

Artigo publicado: http://dx.doi.org/10.1016/j.jairtraman.2008.04.006

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Documento de trabalho disponível para download: link


Referência ABNT

BETTINI, Humberto FAJ; OLIVEIRA, Alessandro VM. Airline capacity setting after re-regulation: The Brazilian case in the early 2000s. Journal of air Transport management, v. 14, n. 6, p. 289-292, 2008.


Referência APA

Bettini, H. F., & Oliveira, A. V. (2008). Airline capacity setting after re-regulation: The Brazilian case in the early 2000s. Journal of air Transport management14(6), 289-292.


Pesquisa

Núcleo de Economia do Transporte Aéreo - NECTAR-ITA: link


Palavras-chave da pesquisa

aviação comercial, rede de companhias aéreas, transporte aéreo, aviação comercial, entrada de novas operadoras, concorrência no setor aéreo, TAM, Varig, Gol Linhas Aéreas, DAC, ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, economia, econometria, América Latina, estatísticas, dados econômicos, aeroportos hub, concentração de mercado, HHI, low cost carrier, empresa aérea de baixo custo, preço das passagens aéreas, frequência de voos, capacidade operacioanl.


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