Os passageiros estão menos dispostos a viajar em aeronaves turboélices? Um teste empírico da “Hipótese de Aversão Turbo” e seus impactos na demanda de mercados regionais


 Resumo

Os aviões turboélice são conhecidos por sua eficiência de combustível em rotas de curta distância e, portanto, naturalmente têm uma vantagem competitiva sobre os jatos no transporte aéreo regional. No Brasil, no entanto, a participação de mercado de turboélices diminuiu consideravelmente nas rotas regionais desde o início de 2010. Uma possível explicação para essa tendência é a “hipótese de aversão ao turbo” (TAH), na qual os passageiros não gostam de voar em turboélices, tornando as transportadoras em mercados regionais mais propensas a operar jatos regionais ou de fuselagem estreita menores com base na economia do lado da demanda. Testamos empiricamente essa hipótese empregando um modelo econométrico de demanda de viagens aéreas nos mercados regionais brasileiros. Encontramos fortes evidências rejeitando o TAH, sugerindo que a economia do lado do custo da queda dos preços dos combustíveis aparentemente explica totalmente a erosão observada da participação do turboélice no mercado.


Descritivo

Artigo inglês com o título "Are passengers less willing to pay for flying turboprops? An empirical test of the “Turbo Aversion Hypothesis”".


Na internet

Artigo publicado: https://doi.org/10.1016/j.jairtraman.2018.08.005

Researchgate: link

Google Acadêmico: link

Documento de trabalho disponível para download: link


Referência ABNT

JUNIOR, Carlos Higino Marques; ELLER, Rogéria de Arantes Gomes; OLIVEIRA, Alessandro VM. Are passengers less willing to pay for flying turboprops? An empirical test of the “turbo aversion hypothesis”. Journal of Air Transport Management, v. 73, p. 58-66, 2018.


Referência APA

Junior, C. H. M., Eller, R. D. A. G., & Oliveira, A. V. (2018). Are passengers less willing to pay for flying turboprops? An empirical test of the “turbo aversion hypothesis”. Journal of Air Transport Management73, 58-66.


Pesquisa

Núcleo de Economia do Transporte Aéreo - NECTAR-ITA: link


Palavras-chave da pesquisa

aviação regional, aeronaves turbo-hélice, turboprop, tamanho de aeronave, aviação comercial, rede de companhias aéreas, transporte aéreo, infraestrutura de transportes, aviação comercial, aeroportos, terminais aeroportuários, privatizações de aeroportos, entrada de novas operadoras, concorrência no setor aéreo, LATAM Airlines Brasil, Azul Linhas Aéreas, Gol Linhas Aéreas, ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, economia, econometria, América Latina, estatísticas, dados econômicos, aeroportos hub, concentração de mercado, HHI, low cost carrier, empresa aérea de baixo custo, preço das passagens aéreas.


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