O surgimento da primeira empresa low cost no Brasil - a Gol Linhas Aéreas: como foi constituída a sua malha ao longo do território nacional?


 Resumo

A concorrência entre companhias aéreas de baixo custo em rápida expansão e operadoras de rede de serviço completo definitivamente se tornou um dos temas mais relevantes do setor aéreo. O presente trabalho aborda este assunto analisando a entrada da Gol Airlines de baixo custo, no mercado doméstico brasileiro, em 2001. Um modelo de escolha de rota é estimado usando uma equação flexível de lucros de equilíbrio pós-entrada e levando em conta a endogeneidade das principais variáveis. Os resultados indicam a relevância do tamanho do mercado e a presença da rota do rival como determinantes subjacentes da lucratividade. Além disso, também é realizada uma análise da consistência dos padrões de entrada da Gol com o comportamento de escolha de rota classicamente estabelecido pela preeminente transportadora de baixo custo norte-americana Southwest Airlines – ou seja, foco em mercados de curta distância e alta densidade . Há evidências de que, embora a Gol tenha iniciado suas operações reproduzindo o comportamento da Southwest, rapidamente diversificou seu portfólio de rotas e, na margem, ficou mais de acordo com o padrão de entrada da JetBlue Airways (outra operadora de baixo custo de sucesso nos EUA), concentrando-se principalmente em mercados de longo curso, embora com algumas idiossincrasias relevantes específicas de cada país.


Descritivo

Artigo inglês com o título "An empirical model of low-cost carrier entry". Trabalho advindo do doutorado do Prof. Alessandro V. M. Oliveira (ITA).


Na internet

Artigo publicado: http://dx.doi.org/10.1016/j.tra.2008.01.025

Researchgate: link

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Documento de trabalho disponível para download: link


Referência ABNT

OLIVEIRA, Alessandro VM. An empirical model of low-cost carrier entry. Transportation Research Part A: Policy and Practice, v. 42, n. 4, p. 673-695, 2008.


Referência APA

Oliveira, A. V. (2008). An empirical model of low-cost carrier entry. Transportation Research Part A: Policy and Practice42(4), 673-695.


Pesquisa

Núcleo de Economia do Transporte Aéreo - NECTAR-ITA: link


Palavras-chave da pesquisa

aviação comercial, rede de companhias aéreas, transporte aéreo, aviação comercial, aeroportos, terminais aeroportuários, entrada de novas operadoras, concorrência no setor aéreo, TAM, Varig, Transbrasil, Gol Linhas Aéreas, DAC, ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, economia, econometria, probit, América Latina, estatísticas, dados econômicos, aeroportos hub, concentração de mercado, HHI, low cost carrier, empresa aérea de baixo custo, preço das passagens aéreas.


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