Localização das vantagens competitiva das empresas aéreas quando se estuda a precificação em situação de concorrência com empresa low cost

 


 Resumo

Este artigo investiga empiricamente as reações de preços à entrada da companhia aérea de baixo custo Gol Linhas Aéreas no mercado doméstico brasileiro em 2001. Dada a redução substancial dos yields incondicionais das companhias aéreas incumbentes nas rotas efetivamente inscritas pela Gol, realizamos uma análise econométrica do determinantes do poder de precificação juntamente com a análise do padrão de reações de preços pelas operadoras tradicionais. Usando dados de um painel de rotas desagregadas em nível de companhia aérea, obtemos que (i) tanto a presença de aeroporto quanto de rota são relevantes para explicar o comportamento de preços; (ii) as respostas de preço variam significativamente de acordo com a distância do voo e a quantidade de assentos oferecidos pelo entrante, no sentido de que quanto mais curta a rota e mais assentos oferecidos pelo recém-chegado, mais fortes serão as reações de preço por parte dos operadores estabelecidos, com estimativas pontuais significativas na faixa de 22 a 26% na redução de rendimento para rotas tão curtas quanto 350 km (aprox. 195 milhas). De maneira mais geral, os resultados lançam luz sobre os impactos da desregulamentação das companhias aéreas em mercados emergentes e a questão da vantagem competitiva localizada devido à diferenciação de produtos no setor.


Descritivo

Artigo inglês com o título "Localized competitive advantage and price reactions to entry: Full-service vs. low-cost airlines in recently liberalized emerging markets?".


Na internet

Artigo publicado: http://dx.doi.org/10.1016/j.tre.2008.09.003

Researchgate: link

Google Acadêmico: link

Documento de trabalho disponível para download: link


Referência ABNT

OLIVEIRA, Alessandro VM; HUSE, Cristian. Localized competitive advantage and price reactions to entry: Full-service vs. low-cost airlines in recently liberalized emerging markets. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, v. 45, n. 2, p. 307-320, 2009.


Referência APA

Oliveira, A. V., & Huse, C. (2009). Localized competitive advantage and price reactions to entry: Full-service vs. low-cost airlines in recently liberalized emerging markets. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review45(2), 307-320.


Pesquisa

Núcleo de Economia do Transporte Aéreo - NECTAR-ITA: link


Palavras-chave da pesquisa

estratégia, reação competitiva, aviação comercial, rede de companhias aéreas, transporte aéreo, aviação comercial, entrada de novas operadoras, concorrência no setor aéreo, TAM, Varig, Gol Linhas Aéreas, DAC, ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, economia, econometria, América Latina, estatísticas, dados econômicos, aeroportos hub, concentração de mercado, HHI, low cost carrier, empresa aérea de baixo custo, preço das passagens aéreas.


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