Como se processa a modernização da frota das companhias aéreas: o papel do planejamento estratégico e da concentração de mercado

Resumo

A modernização da frota de uma companhia aérea pode reduzir seus custos operacionais, melhorar a percepção da qualidade do serviço oferecido aos passageiros e mitigar as emissões. O presente trabalho investiga os incentivos de mercado que as companhias aéreas têm para adotar a inovação tecnológica dos fabricantes ao adquirir aeronaves de nova geração. Desenvolvemos um modelo econométrico de modernização da frota na aviação comercial brasileira ao longo de duas décadas. Examinamos a hipótese de uma relação em "U" invertido entre concentração de mercado e modernização da frota e encontramos evidências de que ambos os extremos de competição e concentração podem inibir a adoção de inovações pelas transportadoras. Encontramos evidências limitadas associando a atividade de hubs ou transportadoras de baixo custo com a introdução mais intensa de novos tipos de modelos e variantes de aeronaves na indústria. Por fim, nossos resultados sugerem que o aumento dos custos de energia pode provocar aumentos na modernização da frota no longo prazo, com as operadoras possivelmente visando operações mais ecoeficientes até dois anos após um aumento no preço do combustível.

Descritivo

Artigo inglês com o título "An empirical model of fleet modernization: On the relationship between market concentration and innovation adoption by airlines". Pesquisa colaborativa entre os Profs. Alessandro V. M. Oliveira (ITA) e Tiago Caliari (ITA) e o aluno de mestrado Rodolfo Narcizo (ITA e Azul). Trabalho pioneiro que buscou mapear os determinantes da renovação e modernização de frota das companhias aéreas no Brasil. Perguntas de pesquisa: quais os incentivos que as empresas aéreas possuem para adquirir aeronaves mais novas e modernas? A pesquisa possui importantes implicações para a questão ambiental do transporte aéreo, em particular as emissões de gases de efeito estufa.


Na internet

Artigo publicado: https://doi.org/10.1016/j.rtbm.2021.100704

Researchgate: link

Google Acadêmico: link

Documento de trabalho disponível para download: link


Referência NBR 6023

OLIVEIRA, Alessandro VM; CALIARI, Thiago; NARCIZO, Rodolfo R. An empirical model of fleet modernization: On the relationship between market concentration and innovation adoption by airlines. Research in Transportation Business & Management, v. 43, p. 100704, 2022.


Referência APA

Oliveira, A. V., Caliari, T., & Narcizo, R. R. (2022). An empirical model of fleet modernization: On the relationship between market concentration and innovation adoption by airlines. Research in Transportation Business & Management43, 100704.


Pesquisa

Núcleo de Economia do Transporte Aéreo - NECTAR-ITA: link


Palavras-chave da pesquisa

modernização de frota, renovação de frota, custos operacionais, planejamento estratégico, operações, aeronaves, família de aeronaves, modelo de aeronaves, aviação comercial, rede de companhias aéreas, transporte aéreo, infraestrutura de transportes, aviação comercial, aeroportos, terminais aeroportuários, privatizações de aeroportos, entrada de novas operadoras, concorrência no setor aéreo, LATAM Airlines Brasil, Azul Linhas Aéreas, Gol Linhas Aéreas, ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, economia, econometria, machine learning, regressão LASSO, América Latina, estatísticas, dados econômicos, aeroportos hub, concentração de mercado, HHI, low cost carrier, empresa aérea de baixo custo.


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